terça-feira, 30 de agosto de 2011

Rodas de Prosa do VII FEstival

Importante registrar que as rodas de prosa forma um sucesso e contaram com um comparecimento expressivo da população. Gentilmente cedido pelo Presidente da Câmara de Vereadores o confortável plenário daquela casa foi o palco das discussões. No Sábado devido a problemas de força maior com as responsabilidade que tem na Secretaria de Estado da Cultura do DF o Subsecretario de fomento daquela pasta Leonardo Hernandes não pode comparecer enviando uma substancial explicação para toda a comunidade presente ao Festival por sua ausencia. por conta disso concentramos no domingo a discussão dos dois temas propostos: Sistema Nacional de Cultura e Economia criativa. A produção do Festival foi abençoada pela Sorte e pelo sopro das energias boas do Universo por que junto a nós, enviado pelo querido Gilvan Felipe Presidente da AGEPEL estava ninguém menos que Fernando Lana, com domínio completo dos dois temas e que com sua simplicidade e carisma quase-calunga discorreu com propriedade e ouviu com muito carinho e atenção todas as intervenções dos participantes que acorreram à roda de prosa em um momento de inteligência, reflexão e proposições da Comunidade Cultural de Cavalcante! Muito obrigado Fernando Lana e AGEPEL.

Domingo na Praça

O Domingo começou magicamente com a Pequena Orquestra de Cavalcante unindo toda a cidade em volta de suas crianças e seus pais que foram honrados em um momento de muita emoção pelo monitor Paulinho homenageando os pais de Cavalcante pela educação que deram a seus filhos e pela confiança que depositaram no Festival e na ONG Asol que dá suporte à Pequena Orquestra de Cavalcante que resultou na brilhante performance de todas as crianças! Parabéns Pequena Orquestra esse ano vamos manter em funcionamento se Deus quiser e já deu sinais que o quer! Em seguida iluminando a noite subiu ao palco a primeira mulher a se apresentar como solista e compositora a delicada e forte ao mesmo tempo Marlene Souza Lima que com uma banda afinadíssima apresentou seus temas deliciosos ao público do Festival que com muito carinho aplaudiu sua performance e seus temas. Aí a Cultura popular mostrou sua força com a Folia Mirim da Comunidade do Engenho 2 e a Dança da Sussa Mirim que desfilou seus temas e coreografias maravilhosas mostrando que existe uma permanência na memória da ancestralidade da região e que felizmente a Comunidade consegue dar continuidade aos ritos danças e tradições do povo Kalunga que com o Onça pandeiros e caixas deram o recado da fortaleza da Cultura Popular em Cavalcante, registrando a presença do senhor Prefeito e da Primeira Dama, prestigiando o Festival. Deram sequencia as apresentações a internacional banda Marakamundi com seu Brazilian Jazz inspirado e virtuoso iluminou a noite de lua nova de Cavalcante e fechando com chave de ouro a noite e o Festival o fantástico saxofonista Norte-Americano Mike Hamilton com seu sopro poderoso bom gosto no repertorio e suingue unicos marcou definitivamente esse Festival como um dos marcos e patrimônios da Música Mundial! Ano que vem tem mais pessoal! Viva a Arte a Música e capacidade de superação dos Brasileiros! Obrigado Cavalcante, Obrigado Brasil! Ano que vem tem mais!

Sábado em Cavalcante a Magia recomeça

A noite de Sábado do Festival foi de pura alegria. Começando às 19.30 h com a Pequena Orquestra de Cavalcante que subiu ao palco sob a regência do Prof e regente Márció, com violões, Pan (tubos de PVC montados pelos proprios alunos) Ladrilhofones, flautas de PVC e outros instrumentos criados e fabricados pelos alunos e executaram temas do cancioneiro popular compilados por Villa Lobos entre outros. Em seguida em um momento misto de força e de delicadeza Fernando Corbal empunhou sua viola e e seu violão e desfilou seus temas em momento solo para vibração da platéia. Paulo Andre e Oswaldo Amorim deram sequencia ao Festival com momentos de rara beleza com um duo de Violão/Guitarra e Contrabaixo com temas e autorais e releituras e convidaram Renato Vasconcelos que junto com o baterista Leander Mota deram continuidade à noite com os Temas de Renato fechando sua participação com um dos hinos da cidade: Suite Brasília. Aí a sanfona entrou em cena com Marcus Faria e banda em momento de virtuosismo e de força da Cultura nordestina com temas próprios e refinados mostrando que nem só de baião vive o Acordeão Brasileiro e ainda segurando o estandarte Nordestino entra em campo a inesquecível Marafreboi que com os precisos e preciosos arranjos do Maestro Fabiano, músicos virtuosos e bailarinos inspirados fecharam a noite fazendo as montanhas dançarem ao som de Frevo Maracatu Boi bumbá ou bumba meu boi e Cavalo Marinho, em um momento mágico que só Cavalcante nos dá! Que beleza! Vamos ao Domingo!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Estréia do Festival com Cinema foi um Sucesso


A população de Cavalcante prestigiou a abertura da sétima edição do Festival lotando a Praça da Bíblia para assistirem os curtas Shampoo e A Onda e o Longa Lula, o filho do Brasil. Vejam as fotos no meu perfil do Facebook: http://www.facebook.com/renio.quintas. Hoje começam os Shows Musicais com grupos da Cidade. Uskaba, Trio Chapadeiros, Lua de Cerrado, Roda de Candeia e Forro do Parceiro com grande abertura do Cortejo Cênico. Ainda da tempo venham para Cavalcante nesse fim de semana! No Sábado e Domingo teremos a Pequena Oequestra de Cavalacante, Fernando Corbal solo, Marcus Farias, Paulo André e Oswaldo Amorim Renato Vasconcelos e Banda e a Orquestra Popular Marafreboi fechando com um grande baile o sábado. No Domingo alem da dança da sussa e da catira teremos a POC Marlene Lima Marakamundi e Mike Hamilton e Banda. Venham pessoal ainda da tempo!!! Te Jazz!!!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Montagem do Palco e divulgacao

Hoje o dia foi cheio com a chegada e montagem do Palco do Marcelo Oliveira da Palco locação quebrando tudo no palco mais revolucionário já visto na Chapada dos Veadeiros. Gravamos uma entrevista com o Sandro da Radio Cantemania de Cavalcante,ao Vivo na Net em www.cantemania.com 88,5 FM! Depois fizemos uma ente Istambul ao vivo com Joel Carvalho com a presença do querido Carlos Faustino conversando sobre todas as edições do Festival e toda luta para mante-lo! Amanha montamos o piso, a cenografia do Palco criação da Fernanda Quintas Nogueira! Hoje assistimos trechos do ensaio do Cortejo Cênico com a galera do Pro-Jovem com apoio da Ong Terra! Estamos aguardando vcs aparecam!!!! Te Jazz ate amanha!!!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Chegada em Cavalcante

Boa noite planeta Terra teclando diretamente da Praça Central de Cavalcante. Ao chegar fomos recebidos pelos primeiros acordes da pequena orquestra d Cavalcante com Márcio passando os primeiros arranjos para a garotada! A energia boa de Jurandir no Cat e do secretario de turismo Ernandes Com as novidades sobre a sussa mirim e a catira nos dão certeza de um Festival cheio de boa música paz e alegria. Estamos aguardando por vocês Brasil! Boa noite! Abs muito som, Te Jazz!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Programação fechada 2011 - A festa vai começar

Quinta - Feira: Instituto Latino America - Mostra de Cinema Brasileiro

19 horas

Curtas - A Onda, Festa na Pororóca -
Animação: Duração 10 minutos - Baseado no Texto de Adriano Barroso - A Pororoca
Resultado da Bolsa de Pesquisas - Belém do Pará
Sinopse: Com roteiro original de Adriano Barroso, conta a história de uma festa que os bichos organizam no fundo do rio para esperar a passagem da Pororóca. Enquanto isso, na superfície, dois surfistas do sul tentam a aventura de "domar" a onda da pororóca. Estas ondas nos rios da Amazônia são um fenômeno natural. No Pará, o principal município atingido é de São Domingos do Capim. No dialeto indígena do baixo Amazonas, o fenômeno da pororoca tem o seu significado exato: Poroc-poroc significa destruidor.
Mauro Shampoo - Sinópse: Mauro Shampoo, cabelereiro e ex-jogador de futebol, ficou famoso por jogar no Ibis Sport Club conhecido como o Pior Time de Futebol do Mundo.
Documentário | De Leonardo Cunha Lima, Paulo Henrique Fontenelle | 2005 | 20 min | RJ
Longa - Lula, o Filho do Povo Sinopse - A história do Ex-Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva e sua saga vindo do interior do Brasil para a Capital Paulista - Elenco Rui Ricardo Dias, Glória Pires, Cleo Pires, Milhem Cortaz, Direção - Daniel Tendler e Fábio Barreto, Duração 128 minutos.

Atrações Musicais:

Sexta Feira 18 horas
Grupos Locais: Cortejo Teatral,Lua de Cerrado,Trio Chapadeiros, Roda De Candeia, Oskaba, Forró do Parceiro - Grupos que fazem parte da cena musical da Chapada, de várias propostas musicais.Nessa edição todos os membros dos grupos são moradores de Cavalcante.

SÁBADO - 27/08

18:30 Pequena Orquestra de Cavalcante
19:00 Catira
19:50 Marcos Farias e Banda
20:35 Paulo ANdré e Oswaldo Amorim
21:20 Renato Vasconcelos Quarteto
22:05 Orquestra popular Marafreboi
DOMINGO - 28/08

18:00 Pequena Orquestra de Cavalcante
18:30 Marlene Souza e Banda
19:15 Grupo Marakamundi
20:00 Mike Hamilton e Banda
20:45 Dança da Sussa

Durante o Festival contaremos com a presença de membros da Agepel - Agencia Goiana pedro Ludovico de Cultura e da Secretaria de Cultura do DF em rodas de prosa sobre Econmia Criativa e Sistemas Distritais de Cultura.