Agradecemos à Cidade de Cavalcante em seu povo hospitaleiro e amigo que nos abrigou nesses quatro dias de pré-produção, produção e pós produção do III Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante - GO. Agradecemos a Deus, aos parceiros Pousada do Morro Encantado, Aldeia Cayana, Veredas, Chalés do Lago, Hotel FM, Pioneiros e Serra Verde e Camping do Fernando e da Beatriz, o restaurante da Feira, Joelson do carro de Som, e à Prefeitura Municipal de Cavalcante na grande figura de Zé Ronaldo, à A.Sol dirigida pela nossa querida Neucione, O João Ribamar e o João Luís nossos Mestres de Cerimonia, Clayton, Ludmila,o incansável Jurandir, Paulo e Hélia do Bar da Praça, aos Expositores da Feira de Artesanato, Contur, Sebrae- GO e a nossa equipe local dirigida pela nossa querida guerreira Selma, Presidente da Associação dos Guias de Cavalcante e nossa fraterna amiga. Nossos parceiros em Brasília: RPS, RealSul, Palco&Locação, Correio Braziliense, Mais TV e nossa patrocinadora Petrobrás!!! Nosso muito obrigado. Nós músicos do III FEstival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante - GO: Renio Quintas Trio, Dudu Maia, Toninho Maya, Artesanal, Mandrágora e Manoel Carvalho e sua Brapo, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Pequena Orquestra de Cavalcante, Povo Kalunga e Jubal Percussão retribuimos a Cavalcante com nossa Arte o que ela nos deu sempre com muito carinho, energia e alto astral: Beleza!
Muito obrigado!
Maestro Renio Quintas
terça-feira, 28 de agosto de 2007
sexta-feira, 24 de agosto de 2007
Direto de Cavalcante - Goiás para o mundo
Estou digitando este texto ouvindo o som dos meninos e meninas da pequena orquestra de cavalcante que ensaiam seus acordes para arrebentarem no Festival, vai ser muito bonito. São todos de Cavalcante e estão muito felizes em participar de nosso Festival. Pela primeira vez pequenos músicos, futuro cidadãos de Cavalcante sobem ao palco para ilustrar um dos ideários de nosso Festival: Fazer com que sejamos sempre mais que um evento pois plantamos sementes e fortalecemos raízes! Estou teclando do CAT de nosso queridissimo parceiro Zé Ronaldo ilustrissimo secretário municipal de meio ambiente, muito obrigado Zé Ronaldo! O Palco já está com a cobertura montada e o Som e o gerador já estão na Praça Central de Cavalcante - Diogo Teles Cavalcante.
quarta-feira, 22 de agosto de 2007
Programação completa estamos na reta final!!!
III Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante - GO traz programação variada em dois dias de festa
A cidade de Cavalcante (GO) tem 264 anos desde a fundação e seu município é o que detém a maior parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. É conhecida por suas raízes históricas e culturais ainda vivas na tradição da região e, por isso sedia, mais uma vez, o " III Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante - GO", que acontece nos dias 25 e 26 de agosto, com a campanha "diga não às queimadas!".
Música, literatura, fotografia, dança, vídeo e diversas outras expressões artísticas estarão integradas num objetivo: resgatar os valores da cultura natural do cerrado e expor as raízes dos povos nativos. A proposta é unir arte e meio ambiente como semente única de produção de idéias. Além disso, o Festival apóia o intercâmbio entre artistas do DF e da Chapada dos Veadeiros, bem como estimula o turismo ecológico na região.Cavalcante fica situada na zona do cerrado, entre as montanhas e vales da região da Chapada. Teve origem nas comunidades indígenas e quilombolas que povoaram primeiramente a região e que permanecem até hoje. Sob esta imagem, o Festival une cultura regional e tradição histórica para revelar a diversidade artística da nossa identidade cultural.
O "III Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante - GO" tem o patrocínio da Petrobras, apoio cultural do Sebrae-GO, Mais TV, Correio Braziliense e da Prefeitura Municipal de Cavalcante – GO. Uma realização da produtora Ponte Studio Gravações, de Brasília..:
BREVE RELEASE DAS ATRAÇÕES :.
1° Dia - 25/816h - Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro - Influenciado por importantes tradições, principalmente o Maracatu e o Cavalo-Marinho, o Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro vem com um novo circo de rua, unindo o terreiro e o picadeiro numa singular e moderna brincadeira, uma manifestação original de grande importância para renovação da cultura popular brasileira.
18h - Pequena Orquestra de CavalcanteFormada por garotos de 12 a 18 anos da própria comunidade que tocarão com instrumentos fabricados por eles durante a oficina de fabricação de instrumentos musicais do luthier Marció, do Grupo Udi-Grudi.
19h - Dança da SussaGrupo formado pela maior comunidade quilombola do Brasil, que vive nos arredores de Cavalcante, representando a criação artística e a forte presença cultural da tradicional Dança da Sussa.
20h - Jubal Percussão
Isaias de Freitas Santos Filho, o Jubal, é diretor de arte e um dos fundadores da OSCIP "Oca Brasil". Neste show ele interpreta composições próprias com seus instrumentos fabricados em seu estúdio no Alto Paraíso de Goiás.
21h - Renio Quintas Trio
O maestro Rênio Quintas apresenta composições próprias com forte acento jazzístico, acompanhado pelos músicos Hamilton Pinheiro (baixo) e Rafael dos Santos (bateria).22h - Grupo ArtesanalA flauta, o violoncello e o violão, compõem um trio que faz sonatas barrocas com arranjos de música popular brasileira.
23h - Manoel Carvalho e sua OrquestraA Orquestra é composta por nove músicos que juntos fazem um grande baile popular instrumental. Sucessos de Ray Coniff, Orquestra Tabajara e Severino Araújo vão fazer o público dançar.
2° Dia - 26/816h - Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
17h - Toninho Maya quartetoToninho Maya, guitarrista e violonista brasiliense que vem atuando no cenário musical da cidade desde 1978, hoje ele investe num trabalho com composições instrumentais próprias e releituras de temas clássicos da MPB e Jazz. Nessa nova fase os temas receberam abordagens acústicas, nos violões com cordas de aço e de nylon, bem como toques de jazz, funk e rock, nas guitarras eletrificadas.
18h – MandrágoraO duo Daniel Sarkis e Jorge Brasil se revezam nos violões de nylon e aço para fazer música instrumental contemporânea.
19h - Dudu Maia QuartetoO bandolinista, Dudu Maia, se destaca por um trabalho criativo e original como instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical. Dudu sintetiza a riqueza do choro, do samba e do baião optando pelo bandolim como instrumento.
ATIVIDADES PARALELAS:
Lançamento do livro "Viagem pela Estrada Real dos Goyazes" dos historiadores Wilson Carlos Vieira Júnior e Deusdedith Alves Rocha Junior e o geógrafo Rafael Cardoso, contando a história de Goiás e da pré-história de Brasília e uma série de palestras com professores da região sobre o assunto;. . Exposição de Fotografia os caminhos de Anahanguera encontra os Caminhos de Guimarães Rosa na Ozoca - Espaço Cultural da Cidade. Esta Exposição fotográfica e exibição de uma série de episódios gravados por uma emissora nacional com o título "O caminho do Anhanguera", sobre o trajeto percorrido por algumas cidades de Goiás contando a história delas por meio do turismo educacional e cultural dirigido pelo historiador Gustavo Chauvet junto com a Exposição de fotografias de Germano Neto. Patrocínio - Funatura. Havera também uma Exposição de artesanato local, regional e de convidados de Brasília.
SERVIÇO:."III Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante – GO"Diga não às queimadas!1° Dia - 25/816h - Seu Estrelo o Fuá do Terreiro18h - Pequena Orquestra de Cavalcante19h - Dança da Sussa20h - Jubal Percussão21h - Renio Quintas Trio22h - Grupo Artesanal23h - Manoel Carvalho e sua Orquestra2° Dia 26/816h - Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro17h - Toninho Maya quarteto18h - Mandrágora19h - Dudu Maia QuartetoEntrada Franca.
Localização:Cavalcante (GO) fica a 320 km de Brasília (DF) direto pela BR-020 até Planaltina, em Goiás. Pouco depois da cidade pegue o trevo para a GO-118, sentido Alto Paraíso e Teresina de Goiás. Em Teresina, siga pela GO-241 direto para Cavalcante.Informações sobre a cidade (como chegar, hospedagem, etc),
LIGUE: Centro de Informações ao turista – (62) 34941507 (61) 99241286.Contatos:Ponte Studio Gravações(61) 3322-3267 (61) 84308839Renio Quintas - Diretor Geral
Alexandra Capone(61) 7814-0063 - ID 8*57408alexandra.capone@yahoo.com.br
terça-feira, 21 de agosto de 2007
Cavalcante está em Festa
Estamos muito felizes Cavalcante está em festa para a terceira edição do nosso Festival. Todas as pousadas e hotéis estão com suas reservas a mil por hora. Quem quiser ir e ficar bem hospedado deve ser rápido: Ligue para o CAT (Centro de Atendimento ao Turista no fone (62) 34941507 e fale com o Robberto para passar os telefones das pousadas, mas se o desespero bater e vc nada conseguir ligue para Selma 99241286 ela faz milagres! :-) Sejam benvindos!
Abraços musicais!
Abraços musicais!
Marció manda notícias maravilhosas da Oficina de Música
"Oi Rênio! Aí estão algumas fotos da oficina. como lhe disse, está tudo indo bem. Estou adequando o ritmo da oficina à capacidade dos meninos: penso que vai ficar legal.
O Luciano já está comigo. O pique é outro...
um grande abraço
e muita energia pro festival.
Márcio Vieira"
O Luciano já está comigo. O pique é outro...
um grande abraço
e muita energia pro festival.
Márcio Vieira"
domingo, 19 de agosto de 2007
Amigos de Cavalcante são peça fundamental do Festival de Cavalcante
A comunidade de Cavalcante é parte ativa do Festival de Musica Instrumental e Arte Popular de Cavalcante. Auxiliando diretamente na produção destacamos o precioso e carinhoso apoio de Selma nossa querida guerreira comandante-em-chefe das forças do bem de Cavalcante dirigindo um timaço composto do nosso querido Clayton a meiga Ludmila e nosso destemido chefe-de-cerimônias João, todo esse pessoal à frente de uma cidade acolhedora e carinhosa que desde a primeira edição abraçou nosso Festival com muito carinho! Destacamos também a participação ativa das crianças que nas duas edições anteriores plantaram mudas de árvore no Parque Lava- Pés e participaram das brincadeiras de nosso animador cultural Pablo e que esse ano estão participando da Oficina de Instrumentos de Marció, com apoio integral da Neucione Coordenadora Regional da ASSOL. Outra participação de fundamental importância é a comunidade Kalunga que todo ano traz uma novidade e participa iluminando nosso Festival com a riqueza e a diversidade de sua Cultura! A todos nosso carinhoso muito obrigado!
Joelson do Carro de Som está deixando Cavalcante cada vez mais quente
Nosso querido Joelson do carro de som há duas semanas sobe e desce as ladeiras de Cavalcante com a grande boa nova o III FEstival de Cavalcante se aproxima, está na reta final. Nosso muito obrigado a essa nosso novo parceiro que com seu jeito bem humorado e amigo de todos de Cavalcante incoropra como ninguém o alto astral de nosso FEstival, muito obrigado Joelson!
Ronan dá apoio no contato com os Kalungas.
Nosso estimado parceiro desde sua primeira edição o Vereador Ronan deu mais uma vez esse ano demonstração de seu apoio e carinho pelo nosso Festival, levando o Império para a Praça Central de Cavalcante! Muito obrigado Ronan!
sábado, 18 de agosto de 2007
A.sol dá suporte e apoio logísitico à Oficina do Festival
A A.SOL ONG nativa da Cidade, de responsabilidade de nossa querida Neucione e sua equipe capitaneada pelo Pablo está proporcionando ao nosso Professor e Luthier Marció todo o suporte físico e carinhoso na construção do embrião da Pequena Orquestra de Cavalcante! Nosso muito obrigado carinhoso aos alunos que começam a palmilhar os caminhos da construção de instrumentos alternativos, seus pais e responsáveis pela confiança e a toda Equipe da A.SOL.
Apoio integral da Prefeitura Municipal de Cavalcante
Recebemos apoio integral de logística e segurança de nossos queridos amigos da Prefeitura Múnicipal de Cavalcante. Ao nosso grande aliado de primeira hora e grande parceiro Zé Ronaldo, Secretário De Turismo nosso muito obrigado de coração! Ao Prefeito e aos demais membros de sua magnífica equipe nossos agradecimentos e a certeza da continuidade de uma longa parceria, amizade e consolidação da Cidade de Cavalcante como ponto de referencia cultural da Chapada dos Veadeiros.
RPS Energia Móvel e Palco e Locação são parceiros do III Festival de Cavalcante
As empresas RPS de sonorização, de Fernandez Palco&Locação do nosso querido Wilsinho, com seu fiel escudeiro Ely e Energia Móvel de Robson com seu sócio Wanderley são nossos grandes parceiros dando continuidade a uma estrutura profissional e de altíssimo gabarito! Muito obrigado aos nossos queridos amigos!
Morro Encantado, Marta Kalunga, Cayanas e Hotel FM
As pousadas Morro Encantado, Marta Kalunga, Cayanas e o Hotel FM são nossos anfitriões no Festival deste ano, nosso muito obrigado!
III Festival de Cavalcante viaja pela Real Sul
A empresa Real Sul de nosso agora parceiro Manoel é quem vai transportar os músicos de nosso Festival. Dotados de ônibus de última geração e de alta qualidade a Real Sul é mais uma empresa que se junta à grande equipe do Festival Cavalcante, muito obrigado ao MAnoel e sua equipe! Os músicos do Festival saem de Brasília às 7 horas da manhã do dia 25 de Agosto em direção à Cavalcante, com previsão de chegada ao Meio - dia e vão direto para a Pousada Cayanas para uma saborosa galinhada e banho de rio, para iniciarmos nossas atividades às 17 horas.
Festival no Correio Braziliense
Nossa parceria firmada com o jornal Correio Braziliense nos proporcionou a prtimeira inserção de nosso Cartaz no Caderno C deste prestigioso órgão da Imprensa Nacional. Nossos agradecimentos ao Dr. Evaristo e toda equipe do Marketing capitaneada pelo nosso amigo Miguel Jabour, contamos com todos em Cavalcante semana que vem!
Rádio 105 FM Apoia nosso Festival
Como parte da parceria com o Correio Braziliense a 105 FM está apoiando nosso Festival divulgando nosso Spot de 30 segundos. Ao nosso querido Anderson superintendente da Rádio nossos agradecimentos!
sexta-feira, 17 de agosto de 2007
SBT confirma cobertura do nosso Festival
O Sistema Brasilileiro de Televisão - SBT - através do Programa Alternativo de Eduardo Chauvet vai fazer a cobertura do nosso Festival. A reportagem daquela emissora pretende ainda realizar mais quatro matérias com as belezas naturais da região de Cavalcante, a cachoeira de Santa Bárbara é o seu primeiro destino, e chegar até algumas das inúmeras comunidades Kalunga de nossa região! Benvindos à comunidade de nosso Festival, muito benvindos e muito obrigado!
Oficina de fabricação de instrumentos a mil por hora
A oficina de música do festival está a todo vapor na cidade de Cavalcante - GO. Nosso Luthier e professor Marció me contou hoje cedo direto da loja onde fazia compras pra complementar o material das aulas, que tem 20 alunos animadísimos dispostos a dar o melhor de si na abertura do Festival. Isso já está sendo lindo! Parabéns pessoal. Estamos contando com o apoio luxuosíssimo da ASSOL Ong da Cidade capitaneada pela Eucione e da nossa fidelissima e preciosa escudeira Selminha! Muito obrigado, vamos em frente pessoal!
Marció prometeu algumas fotos para amnhã vamos aguardar!
Abração a todos, vamos nessa!
Marció prometeu algumas fotos para amnhã vamos aguardar!
Abração a todos, vamos nessa!
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
Programação completa - programem -se pessoal
III Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante - GO traz programação variada em dois dias de festa
A cidade de Cavalcante (GO) tem 264 anos desde a fundação e seu município é o que detém a maior parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. É conhecida por suas raízes históricas e culturais ainda vivas na tradição da região e, por isso sedia, mais uma vez, o " III Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante - GO", que acontece nos dias 25 e 26 de agosto, com a campanha "diga não às queimadas!".
Música, literatura, fotografia, dança, vídeo e diversas outras expressões artísticas estarão integradas num objetivo: resgatar os valores da cultura natural do cerrado e expor as raízes dos povos nativos. A proposta é unir arte e meio ambiente como semente única de produção de idéias. Além disso, o Festival apóia o intercâmbio entre artistas do DF e da Chapada dos Veadeiros, bem como estimula o turismo ecológico na região.
Cavalcante fica situada na zona do cerrado, entre as montanhas e vales da região da Chapada. Teve origem nas comunidades indígenas e quilombolas que povoaram primeiramente a região e que permanecem até hoje. Sob esta imagem, o Festival une cultura regional e tradição histórica para revelar a diversidade artística da nossa identidade cultural.
O "III Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante - GO" tem o patrocínio da Petrobras, apoio cultural do Sebrae-GO, Mais TV, Correio Braziliense e da Prefeitura Municipal de Cavalcante – GO. Uma realização da produtora Ponte Studio Gravações, de Brasília.
.:BREVE RELEASE DAS ATRAÇÕES :.
1° Dia - 25/8
16h - Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
Influenciado por importantes tradições, principalmente o Maracatu e o Cavalo-Marinho, o Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro vem com um novo circo de rua, unindo o terreiro e o picadeiro numa singular e moderna brincadeira, uma manifestação original de grande importância para renovação da cultura popular brasileira.
18h - Pequena Orquestra de Cavalcante
Formada por garotos de 12 a 18 anos da própria comunidade que tocarão com instrumentos fabricados por eles durante a oficina de fabricação de instrumentos musicais do luthier Marció, do Grupo Udi-Grudi.
19h - Dança da Sussa
Grupo formado pela maior comunidade quilombola do Brasil, que vive nos arredores de Cavalcante, representando a criação artística e a forte presença cultural da tradicional Dança da Sussa.
20h - Jubal Percussão
Isaias de Freitas Santos Filho, o Jubal, é diretor de arte e um dos fundadores da OSCIP "Oca Brasil". Neste show ele interpreta composições próprias com seus instrumentos fabricados em seu estúdio no Alto Paraíso de Goiás.
21h - Renio Quintas Trio
O maestro Rênio Quintas apresenta composições próprias com forte acento jazzístico, acompanhado pelos músicos Hamilton Pinheiro (baixo) e Rafael dos Santos (bateria).
22h - Grupo Artesanal
A flauta, o violoncello e o violão, compõem um trio que faz sonatas barrocas com arranjos de música popular brasileira.
23h - Manoel Carvalho e sua Orquestra
A Orquestra é composta por nove músicos que juntos fazem um grande baile popular instrumental. Sucessos de Ray Coniff, Orquestra Tabajara e Severino Araújo vão fazer o público dançar.
2° Dia - 26/8
16h - Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
17h - Toninho Maya quarteto
Toninho Maya, guitarrista e violonista brasiliense que vem atuando no cenário musical da cidade desde 1978, hoje ele investe num trabalho com composições instrumentais próprias e releituras de temas clássicos da MPB e Jazz. Nessa nova fase os temas receberam abordagens acústicas, nos violões com cordas de aço e de nylon, bem como toques de jazz, funk e rock, nas guitarras eletrificadas.
18h – Mandrágora
O duo Daniel Sarkis e Jorge Brasil se revezam nos violões de nylon e aço para fazer música instrumental contemporânea.
19h - Dudu Maia Quarteto
O bandolinista, Dudu Maia, se destaca por um trabalho criativo e original como instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical. Dudu sintetiza a riqueza do choro, do samba e do baião optando pelo bandolim como instrumento.
ATIVIDADES PARALELAS:
. Lançamento do livro "Viagem pela Estrada Real dos Goyazes" dos historiadores Wilson Carlos Vieira Júnior e Deusdedith Alves Rocha Junior e o geógrafo Rafael Cardoso, contando a história de Goiás e da pré-história de Brasília e uma série de palestras com professores da região sobre o assunto;
. Oficina de fabricação de instrumentos musicais com luthier Marció, integrante do Grupo Udi-Grudi;
. Exposição de artesanato local e de convidados;
. "O caminho do Anhanguera" - Exposição fotográfica e exibição de uma série de episódios gravados por uma emissora nacional com o título "O caminho do Anhanguera", sobre o trajeto percorrido por algumas cidades de Goiás contando a história delas por meio do turismo educacional e cultural dirigido pelo historiador Gustavo Chauvet.
.:SERVIÇO:.
"III Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante – GO"
Diga não às queimadas!
1° Dia - 25/8
16h - Seu Estrelo o Fuá do Terreiro
18h - Pequena Orquestra de Cavalcante
19h - Dança da Sussa
20h - Jubal Percussão
21h - Renio Quintas Trio
22h - Grupo Artesanal
23h - Manoel Carvalho e sua Orquestra
2° Dia 26/8
16h - Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
17h - Toninho Maya quarteto
18h - Mandrágora
19h - Dudu Maia Quarteto
Entrada Franca
Localização:Cavalcante (GO) fica a 320 km de Brasília (DF) direto pela BR-020 até Planaltina, em Goiás. Pouco depois da cidade pegue o trevo para a GO-118, sentido Alto Paraíso e Teresina de Goiás. Em Teresina, siga pela GO-241 direto para Cavalcante.
Informações sobre a cidade (como chegar, hospedagem, etc), LIGUE: Centro de Informações ao turista – (62) 34941507 (61) 99241286.
Contatos:
Ponte Studio Gravações
(61) 3322-3267 (61) 84308839
Renio Quintas - Diretor Geral
Alexandra Capone
(61) 7814-0063 - ID 8*57408
alexandra.capone@yahoo.com.br
A cidade de Cavalcante (GO) tem 264 anos desde a fundação e seu município é o que detém a maior parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. É conhecida por suas raízes históricas e culturais ainda vivas na tradição da região e, por isso sedia, mais uma vez, o " III Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante - GO", que acontece nos dias 25 e 26 de agosto, com a campanha "diga não às queimadas!".
Música, literatura, fotografia, dança, vídeo e diversas outras expressões artísticas estarão integradas num objetivo: resgatar os valores da cultura natural do cerrado e expor as raízes dos povos nativos. A proposta é unir arte e meio ambiente como semente única de produção de idéias. Além disso, o Festival apóia o intercâmbio entre artistas do DF e da Chapada dos Veadeiros, bem como estimula o turismo ecológico na região.
Cavalcante fica situada na zona do cerrado, entre as montanhas e vales da região da Chapada. Teve origem nas comunidades indígenas e quilombolas que povoaram primeiramente a região e que permanecem até hoje. Sob esta imagem, o Festival une cultura regional e tradição histórica para revelar a diversidade artística da nossa identidade cultural.
O "III Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante - GO" tem o patrocínio da Petrobras, apoio cultural do Sebrae-GO, Mais TV, Correio Braziliense e da Prefeitura Municipal de Cavalcante – GO. Uma realização da produtora Ponte Studio Gravações, de Brasília.
.:BREVE RELEASE DAS ATRAÇÕES :.
1° Dia - 25/8
16h - Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
Influenciado por importantes tradições, principalmente o Maracatu e o Cavalo-Marinho, o Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro vem com um novo circo de rua, unindo o terreiro e o picadeiro numa singular e moderna brincadeira, uma manifestação original de grande importância para renovação da cultura popular brasileira.
18h - Pequena Orquestra de Cavalcante
Formada por garotos de 12 a 18 anos da própria comunidade que tocarão com instrumentos fabricados por eles durante a oficina de fabricação de instrumentos musicais do luthier Marció, do Grupo Udi-Grudi.
19h - Dança da Sussa
Grupo formado pela maior comunidade quilombola do Brasil, que vive nos arredores de Cavalcante, representando a criação artística e a forte presença cultural da tradicional Dança da Sussa.
20h - Jubal Percussão
Isaias de Freitas Santos Filho, o Jubal, é diretor de arte e um dos fundadores da OSCIP "Oca Brasil". Neste show ele interpreta composições próprias com seus instrumentos fabricados em seu estúdio no Alto Paraíso de Goiás.
21h - Renio Quintas Trio
O maestro Rênio Quintas apresenta composições próprias com forte acento jazzístico, acompanhado pelos músicos Hamilton Pinheiro (baixo) e Rafael dos Santos (bateria).
22h - Grupo Artesanal
A flauta, o violoncello e o violão, compõem um trio que faz sonatas barrocas com arranjos de música popular brasileira.
23h - Manoel Carvalho e sua Orquestra
A Orquestra é composta por nove músicos que juntos fazem um grande baile popular instrumental. Sucessos de Ray Coniff, Orquestra Tabajara e Severino Araújo vão fazer o público dançar.
2° Dia - 26/8
16h - Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
17h - Toninho Maya quarteto
Toninho Maya, guitarrista e violonista brasiliense que vem atuando no cenário musical da cidade desde 1978, hoje ele investe num trabalho com composições instrumentais próprias e releituras de temas clássicos da MPB e Jazz. Nessa nova fase os temas receberam abordagens acústicas, nos violões com cordas de aço e de nylon, bem como toques de jazz, funk e rock, nas guitarras eletrificadas.
18h – Mandrágora
O duo Daniel Sarkis e Jorge Brasil se revezam nos violões de nylon e aço para fazer música instrumental contemporânea.
19h - Dudu Maia Quarteto
O bandolinista, Dudu Maia, se destaca por um trabalho criativo e original como instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical. Dudu sintetiza a riqueza do choro, do samba e do baião optando pelo bandolim como instrumento.
ATIVIDADES PARALELAS:
. Lançamento do livro "Viagem pela Estrada Real dos Goyazes" dos historiadores Wilson Carlos Vieira Júnior e Deusdedith Alves Rocha Junior e o geógrafo Rafael Cardoso, contando a história de Goiás e da pré-história de Brasília e uma série de palestras com professores da região sobre o assunto;
. Oficina de fabricação de instrumentos musicais com luthier Marció, integrante do Grupo Udi-Grudi;
. Exposição de artesanato local e de convidados;
. "O caminho do Anhanguera" - Exposição fotográfica e exibição de uma série de episódios gravados por uma emissora nacional com o título "O caminho do Anhanguera", sobre o trajeto percorrido por algumas cidades de Goiás contando a história delas por meio do turismo educacional e cultural dirigido pelo historiador Gustavo Chauvet.
.:SERVIÇO:.
"III Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante – GO"
Diga não às queimadas!
1° Dia - 25/8
16h - Seu Estrelo o Fuá do Terreiro
18h - Pequena Orquestra de Cavalcante
19h - Dança da Sussa
20h - Jubal Percussão
21h - Renio Quintas Trio
22h - Grupo Artesanal
23h - Manoel Carvalho e sua Orquestra
2° Dia 26/8
16h - Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
17h - Toninho Maya quarteto
18h - Mandrágora
19h - Dudu Maia Quarteto
Entrada Franca
Localização:Cavalcante (GO) fica a 320 km de Brasília (DF) direto pela BR-020 até Planaltina, em Goiás. Pouco depois da cidade pegue o trevo para a GO-118, sentido Alto Paraíso e Teresina de Goiás. Em Teresina, siga pela GO-241 direto para Cavalcante.
Informações sobre a cidade (como chegar, hospedagem, etc), LIGUE: Centro de Informações ao turista – (62) 34941507 (61) 99241286.
Contatos:
Ponte Studio Gravações
(61) 3322-3267 (61) 84308839
Renio Quintas - Diretor Geral
Alexandra Capone
(61) 7814-0063 - ID 8*57408
alexandra.capone@yahoo.com.br
Começou o Festival!
Está sendo iniciado hoje o III FEstival de Música Intsrumentale Arte Popular de Cavalcante - GO com a aula inaugural do nosso querido Marció ensinando meninos de Cavalcante de 12 a 18 anos a fabricar instrumentos e prepararem um número para abertura do Festival! Vamos nessa! Viva a Música Brasileira, Viva Cavalcante, viva o Povo Brasileiro!
domingo, 12 de agosto de 2007
Foto para divulgação
Ontem dia 11 de agosto realizamos nossa foto de divulgação para imprensa do nosso festival. Seu estrelo e o fuá do terreiro, Renio Quintas Trio, Dudu Maia Quarteto, Toninho Maya Quarteto, Manoel Carvalho e Sua Orquestra Sidney Maia do Grupo Artesanal, posaram para a posteridade :-) com muita alegria, música, humor e muito alto - astral, prenunciando o que serão as energias que estarão presentes nos dois dias do nosso Festival! Os outros integrantes do Festival que estão em Goiás: Dança da Sussa, Jubal Percussão e Pequena Orquestra de Cavalcante foram lembrados e saudados por todos! Vamos nessa estamos na reta final galera!
domingo, 5 de agosto de 2007
Lançamento de Livros no nosso Festival
Será lançado em Cavalcante - GO o livro " Caminhos do Anhanguera" do Professor Gustavo Chauvet, que também proferirá uma palestra sobre o tema. Será lançado também o livro Estrada Real dos Goyazes.
Spot na Mais TV
Começa a ser veiculado essa semana nosso Spot na MAIS TV nas praças de Brasília e Goiânia. A MAis TV é uma das grandes empresas de TV a cabo do Brasil com tecnologia MDDS de última geração. Muito obrigado ao Dr. CArlos André pelo apoio fundamental na divulgação de nosso Festival!
Correio Braziliense vai apoiar nosso Festival
O Jornal Correio Braziliense acabou de agregar a corrente em torno do nosso Festival. Através do Diretor Gerente Dr. Evaristo e do Dr. Jabour o Correio Braziliesne vai dar sua chancela e sua força de comunicação e divulgação ao nosso Festival. Era o parceiro que faltava. Nosso muito obrigado e as boas - vindas à toda equipe do Correio Braziliense o maior jornal da Capital da República.
Assinar:
Postagens (Atom)