quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Programação completa - programem -se pessoal

III Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante - GO traz programação variada em dois dias de festa
A cidade de Cavalcante (GO) tem 264 anos desde a fundação e seu município é o que detém a maior parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. É conhecida por suas raízes históricas e culturais ainda vivas na tradição da região e, por isso sedia, mais uma vez, o " III Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante - GO", que acontece nos dias 25 e 26 de agosto, com a campanha "diga não às queimadas!".
Música, literatura, fotografia, dança, vídeo e diversas outras expressões artísticas estarão integradas num objetivo: resgatar os valores da cultura natural do cerrado e expor as raízes dos povos nativos. A proposta é unir arte e meio ambiente como semente única de produção de idéias. Além disso, o Festival apóia o intercâmbio entre artistas do DF e da Chapada dos Veadeiros, bem como estimula o turismo ecológico na região.
Cavalcante fica situada na zona do cerrado, entre as montanhas e vales da região da Chapada. Teve origem nas comunidades indígenas e quilombolas que povoaram primeiramente a região e que permanecem até hoje. Sob esta imagem, o Festival une cultura regional e tradição histórica para revelar a diversidade artística da nossa identidade cultural.
O "III Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante - GO" tem o patrocínio da Petrobras, apoio cultural do Sebrae-GO, Mais TV, Correio Braziliense e da Prefeitura Municipal de Cavalcante – GO. Uma realização da produtora Ponte Studio Gravações, de Brasília.
.:BREVE RELEASE DAS ATRAÇÕES :.

1° Dia - 25/8

16h - Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
Influenciado por importantes tradições, principalmente o Maracatu e o Cavalo-Marinho, o Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro vem com um novo circo de rua, unindo o terreiro e o picadeiro numa singular e moderna brincadeira, uma manifestação original de grande importância para renovação da cultura popular brasileira.

18h - Pequena Orquestra de Cavalcante
Formada por garotos de 12 a 18 anos da própria comunidade que tocarão com instrumentos fabricados por eles durante a oficina de fabricação de instrumentos musicais do luthier Marció, do Grupo Udi-Grudi.

19h - Dança da Sussa
Grupo formado pela maior comunidade quilombola do Brasil, que vive nos arredores de Cavalcante, representando a criação artística e a forte presença cultural da tradicional Dança da Sussa.

20h - Jubal Percussão
Isaias de Freitas Santos Filho, o Jubal, é diretor de arte e um dos fundadores da OSCIP "Oca Brasil". Neste show ele interpreta composições próprias com seus instrumentos fabricados em seu estúdio no Alto Paraíso de Goiás.

21h - Renio Quintas Trio
O maestro Rênio Quintas apresenta composições próprias com forte acento jazzístico, acompanhado pelos músicos Hamilton Pinheiro (baixo) e Rafael dos Santos (bateria).

22h - Grupo Artesanal
A flauta, o violoncello e o violão, compõem um trio que faz sonatas barrocas com arranjos de música popular brasileira.

23h - Manoel Carvalho e sua Orquestra
A Orquestra é composta por nove músicos que juntos fazem um grande baile popular instrumental. Sucessos de Ray Coniff, Orquestra Tabajara e Severino Araújo vão fazer o público dançar.

2° Dia - 26/8

16h - Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
17h - Toninho Maya quarteto
Toninho Maya, guitarrista e violonista brasiliense que vem atuando no cenário musical da cidade desde 1978, hoje ele investe num trabalho com composições instrumentais próprias e releituras de temas clássicos da MPB e Jazz. Nessa nova fase os temas receberam abordagens acústicas, nos violões com cordas de aço e de nylon, bem como toques de jazz, funk e rock, nas guitarras eletrificadas.
18h – Mandrágora
O duo Daniel Sarkis e Jorge Brasil se revezam nos violões de nylon e aço para fazer música instrumental contemporânea.

19h - Dudu Maia Quarteto
O bandolinista, Dudu Maia, se destaca por um trabalho criativo e original como instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical. Dudu sintetiza a riqueza do choro, do samba e do baião optando pelo bandolim como instrumento.


ATIVIDADES PARALELAS:

. Lançamento do livro "Viagem pela Estrada Real dos Goyazes" dos historiadores Wilson Carlos Vieira Júnior e Deusdedith Alves Rocha Junior e o geógrafo Rafael Cardoso, contando a história de Goiás e da pré-história de Brasília e uma série de palestras com professores da região sobre o assunto;
. Oficina de fabricação de instrumentos musicais com luthier Marció, integrante do Grupo Udi-Grudi;
. Exposição de artesanato local e de convidados;
. "O caminho do Anhanguera" - Exposição fotográfica e exibição de uma série de episódios gravados por uma emissora nacional com o título "O caminho do Anhanguera", sobre o trajeto percorrido por algumas cidades de Goiás contando a história delas por meio do turismo educacional e cultural dirigido pelo historiador Gustavo Chauvet.


.:SERVIÇO:.

"III Festival de Música Instrumental e Arte Popular de Cavalcante – GO"
Diga não às queimadas!

1° Dia - 25/8

16h - Seu Estrelo o Fuá do Terreiro
18h - Pequena Orquestra de Cavalcante
19h - Dança da Sussa
20h - Jubal Percussão
21h - Renio Quintas Trio
22h - Grupo Artesanal
23h - Manoel Carvalho e sua Orquestra

2° Dia 26/8

16h - Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
17h - Toninho Maya quarteto
18h - Mandrágora
19h - Dudu Maia Quarteto

Entrada Franca

Localização:Cavalcante (GO) fica a 320 km de Brasília (DF) direto pela BR-020 até Planaltina, em Goiás. Pouco depois da cidade pegue o trevo para a GO-118, sentido Alto Paraíso e Teresina de Goiás. Em Teresina, siga pela GO-241 direto para Cavalcante.
Informações sobre a cidade (como chegar, hospedagem, etc), LIGUE: Centro de Informações ao turista – (62) 34941507 (61) 99241286.


Contatos:
Ponte Studio Gravações
(61) 3322-3267 (61) 84308839
Renio Quintas - Diretor Geral
Alexandra Capone
(61) 7814-0063 - ID 8*57408
alexandra.capone@yahoo.com.br

Nenhum comentário: